Samsung quer apostar em novos recursos para as câmeras dos seus celulares. Saiba tudo sobre isso!
As fabricantes de celulares buscam investir cada vez mais nos recursos dos seus aparelhos, a fim de chamar mais atenção e atrair mais consumidores. Com isso, a fabricante Samsung revelou nesta terça-feira (19), que a nova tendência da indústria de celulares será lentes objetivas equipadas com sensores de 200 MP. Esse design permitirá que os dispositivos alcancem um zoom muito mais distante ao tirar fotos à distância, evitando a perda de qualidade e distorção das imagens.
Segundo a fabricante, o objetivo é tornar a lente objetiva dos celulares em uma segunda câmera principal, uma vez que implementar os sensores de alta resolução habilitaria novos recursos à câmera de zoom óptico, com melhorias significativas na qualidade de gravação de vídeos e suporte para HDR.
Continue a leitura e saiba mais sobre essa possível novidade da Samsung!
Tendência
Como observado em vários celulares disponíveis no mercado, a câmera principal costuma ser equipada com um sensor de melhor qualidade, porém contam com uma lente com curta distância focal, que oferece melhor campo de visão, mas causa distorções no centro da imagem, prejudicando especialmente as fotos de pessoas.
As lentes teleobjetivas costumam ser equipadas com sensores de resolução menor. O Galaxy S23 Ultra, por exemplo, tem teleobjetiva com sensor de apenas 10 MP. Por outro lado, as distâncias focais são maiores, reduzindo o campo de visão e apresentando distorções quase imperceptíveis em fotos com pessoas.
Uma imagem divulgada pela Samsung mostra duas fotos de uma modelo, onde uma é registrada com uma lente com distância focal de 24 mm e campo de visão de aproximadamente 84°. A outra foto mostra a imagem capturada por uma lente com distância de 85 mm – zoom óptico de 3,5x e campo de visão de 29°, apresentando menos distorção.
A câmera principal dos smartphones é adequada para tirar fotos de pessoas contra uma paisagem de fundo, como praia ou outros pontos turísticos, mas pode não ser ideal para imagens em que rostos são o principal objeto. Por outro lado, uma câmera teleobjetiva é ideal para fazer fotos de retratos.
Partindo desse ponto, a Samsung compara especificações dos sensores de imagem ISOCELL HP2 e ISOCELL HP3, ambos com 200 MP, com outros componentes da linha. A tabela mostra que os modelos com alta resolução possuem muito mais recursos para garantir capturas de melhor qualidade, como gravações de vídeo em 8K.
Esses sensores conseguem oferecer zoom digital de até 4x sem perda de qualidade e já estão disponíveis em vários celulares que focam em segmentos de preços mais acessíveis que os produtos tops de linha equipados com lentes teleobjetivas, como o Honor 90 Pro, equipado com o ISOCELL HP3.
Outra imagem da Samsung também compara uma foto capturada por um celular com zoom digital do sensor de 200 MP com uma amostra de lente teleobjetiva com zoom óptico de 3x e sensor de 11 MP. Na imagem, é possível observar que, mesmo sem zoom óptico, o sensor de alta resolução pode capturar mais detalhes.
Com isso, uma lente teleobjetiva com zoom óptico de 3x equipada com sensor de 200 MP poderia alcançar novos picos de zoom híbrido sem perda de qualidade, atingindo 6x e 12x.
Esse salto de desempenho será possibilitado pelas plataformas avançadas que alimentam os celulares mais poderosos, com a série Snapdragon 8 da Qualcomm, que possui um dos coprocessadores de sinal de imagem mais avançados do mercado.
Start
A Samsung não informou uma data prevista para o lançamento dos primeiros celulares com a lente teleobjetiva alimentada por um sensor de 200 MP, mas muitos estão deduzindo que ele deve chegar no Galaxy S24, S24 Plus ou S24 Ultra.