O Ifood é uma das maiores empresas do país no setor de delivery e que, sem dúvidas, revolucionou o mercado! Confira, neste artigo, como entrar em contato pelo telefone Ifood e outros canais de comunicação, como SAC, atendimento e reclamações.
A empresa foi fundada no ano de 2011, com sede em São Paulo, por quatro empreendedores e em aproximadamente 6 meses o aplicativo já oferecia cardápio em mais de 650 restaurantes na cidade da garoa.
E se você nunca usou o Ifood, ele funciona da seguinte maneira: você entra no site ou baixa o aplicativo em seu celular (disponível para IOS e para Android) e se cadastra com e-mail ou facebook.
Em seguida, basta você permitir que o aplicativo leia a sua localização e, então, escolher o seu restaurante e prato favoritos em meio as opções.
Por fim, selecione a forma de pagamento. O Ifood permite que você efetue o pagamento online, a partir do seu cartão de débito ou de crédito, paypal, dinheiro e em alguns restaurantes, vale-refeição.
Atualmente, são 2 milhões de usuários na plataforma e, todo mês, são cerca de 3 milhões de pedidos!
Como entrar em contato com o IFOOD?
O IFood é um dos aplicativos mais baixados no país e, com milhões de usuários, é praticamente impossível não ter um canal de atendimento.
E se você tem dúvidas sobre como entrar em contato pelo telefone Ifood, não se preocupe, pois deixaremos um passo a passo sobre como entrar com a empresa não apenas pelo telefone, mas também por outros canais atendimento ao cliente.
Telefone Ifood
Se você precisa falar sobre algum produto ou pedido, o ideal é, na própria plataforma, buscar o número do estabelecimento e, então, falar diretamente com o fornecedor.
Muitas vezes, essa é a melhor forma de resolver determinadas demandas e muito mais rápida, por exemplo, do que entrar em contato com o Ifood para, depois, o aplicativo entrar em contato com o restaurante.
Entretanto, se você realmente preferir entrar em contato com o aplicativo, você pode ligar para o telefone Ifood. Segue ele:
(11)4003-0706
Neste número, há uma equipe altamente qualificada para receber e resolver a sua demanda. O tempo de espera do atendimento é muito rápido e poderão orientá-los de maneira eficaz. Caso eles não possam resolver o seu problema, eles passarão os procedimentos e outros canais.
No canal de telefone, você poderá:
- Esclarecer dúvidas sobre cupons
- Solicitar reembolso
- Dúvidas sobre vendas
SAC Ifood (Serviço de atendimento ao cliente)
O Ifood não disponibiliza um canal específico de Serviço de Atendimento ao Cliente, apenas o telefone citado anteriomente.
Além do telefone Ifood, entretanto, você também pode enviar um e-mail através suporte@ifood.com.br.
Outra opção também é entrar neste link, preencher o formulário e, então, aguardar o feedback do aplicativo.
0800 Ifood
Infelizmente, o Ifood não disponibiliza um 0800 para atender seus clientes, parceiros ou até mesmo os restaurantes que possuem contrato com a empresa.
Caso você seja um estabelecimento e precise falar com o setor financeiro, a saída é falar pelo (011) 4003-0200.
Lembre-se que o atendimento por telefone não é 24 horas e, portanto, você deve ligar entre 08h e 18h.
Se você precisar entrar em contato com o Ifood, a sugestão é falar pelo próprio aplicativo mesmo.
Ouvidoria Ifood
A ouvidoria ifood é um espaço específico onde clientes podem compartilhar algumas cobranças, reclamações, queixas e problemas específicos.
Na ouvidoria, há uma equipe especializada para anotar, atender, investigar e resolver cada uma dessas queixas.
Apesar de possuir um time de colaboradores altamente qualificados para atender as demandas da empresa, ainda não existe uma ouvidoria ifood.
Chat Ifood
Um dos canais mais efetivos do Ifood é, justamente, o chat disponível no aplicativo.
Para ter acesso a ele, você precisa seguir o seguinte passo a passo:
- Entre na sua conta Ifood
- Selecione “pedidos”
- Clique no pedido sobre o qual você quer falar
- Selecione qual é o seu problema
- Preencha com as informações necessária
- Aguarde retorno do suporte
O suporte pode até demorar um pouco para responder, mas, em geral, o atendimento é bem positivo e os atendentes conseguem solucionar o problema. Caso não seja possível, eles oferecerão um cupom de desconto para ser utilizado em uma futura compra.
Outras formas de atendimento:
Além das outras formas de atendimento que exploramos anteriormente, você também pode entrar em contato no Ifood através de outros canais, como, por exemplo, as redes sociais ou, então, o portal Reclame Aqui.
Essas, entretanto, não devem ser as opções preferidas de atendimento. Nós indicamos, incialmente, o contato direto com o restaurante, o chat do Ifood e, em seguida, o telefone do aplicativo.
Apesar de parecerem bastante práticas, as formas de atendimento no Ifood através das redes sociais não são instantâneas ou tão efetivas.
Redes sociais
Além dos criativos cupons de desconto, o Ifood sempre lembra seus usuários de sua existência através das redes sociais.
Portanto, o Ifood possui contas nas seguintes redes sociais:
Beschweren Sie sich hier
Outro portal que possibilita um contato com o Ifood, principalmente no quesito reclamação ou algum problema mais grave, é, então, entrar em contato com a empresa através do portal Reclame Aqui.
O Reclame Aqui é um dos maiores portais do consumidor no Brasil. Através dele, consumidores e empresas se ligam e resolvem uma série de pendências, problemas e outras chamadas.
Em geral, as empresas possuem uma equipe específica para lidar com as demandas do Reclame Aqui.
Ao verificar a página do Ifood no Reclame Aqui, vemos que a empresa possui uma ótima reputação!
Apesar de ter cerca de 51650 reclamações efetuadas, 51623 foram respondidas, com 14124 avaliações.
Mais de 75% dos clientes que possuíam algum tipo de reclamação informaram que voltariam a fazer negócio com a empresa.
Apenas o tempo de resposta que deixa a desejar: quase 4 dias.
Agora que você já descobriu qual é o telefone Ifood, pode entrar em contato com o aplicativo ou, caso tenha batido aquela fome, fazer o seu pedido na plataforma!
Qualquer dúvida, não deixe de acessar o chat para falar com um atendente.
Ouvidoria Ifood
Quanto maior a empresa, mais necessária é instaurar uma ouvidoria para atender as demandas e problemas de seus clientes. Nesse sentido, a Ifood também possui um serviço de Ouvidoria para auxiliar os seus clientes em casos de reclamações.
Sem dúvidas, o consumidor está cada vez mais exigente e as empresas precisam de um canal de atendimento específico para entender sua relação com a empresa e, como o próprio nome já nos lembra, para ouvir o cliente.
O que é uma ouvidoria
A ouvidoria é um órgão específico que existe dentro da empresa e que possui um papel muito importante.
Isso porque é através desse setor, da ouvidoria, que a empresa consegue avaliar, identificar e acompanhar o padrão de atendimento de seu quadro de funcionários.
Em geral, as pessoas acabam contatando uma ouvidoria quando possuem um problema com a IFOOD e o atendimento comum, infelizmente, não consegue resolver essa questão.
Wozu dient ein Ombudsmann?
A ouvidoria, portanto, deve ouvir as reclamações de seus clientes e possui o dever de garantir que a demanda seja investigada e avaliada sempre de maneira imparcial e justa.
Cada empresa define uma tratativa e o próprio funcionamento do setor. Algumas, por exemplo, acabam optando por terceirizar esse serviço, a fim de garantir uma imparcialidade maior.
Outras, optam por selecionar os próprios funcionários, que já conhecem os valores da empresa, política de trocas ou devolução, além dos processos de reembolso.
Na Ouvidoria da Ifood, você poderá apresentar elogios, sugestões, solicitações, denúncias, manifestações e reclamações.
O interessante da ouvidoria é que, além de investigar a sua questão, ela também gera um efeito na empresa.
Diferença entre ouvidoria e SAC
Muitas pessoas acabam se perguntando sobre a diferença entre a ouvidoria e o SAC, ou então acabam se confundindo na hora de escolher qual o canal de atendimento mais adequado para a sua demanda.
Por isso, é muito importante saber qual é a diferença entre ouvidoria e SAC.
O SAC, também conhecido como Serviço de Atendimento ao Cliente, é um canal disponibilizado pelas empresas para atender as demandas iniciais de um consumidor.
No SAC, você pode pedir informações, esclarecer algumas dúvidas, cancelar a sua compra e até mesmo fazer uma reclamação.
Atenção, porque as reclamações no SAC possuem um tempo limite para serem resolvidas: 5 dias a partir da data de registro de sua reclamação.
Algumas empresas, como as de telefonia, energia, televisão a cabo, empresas de transporte aéreo ou viário, bancárias ou de planos de saúde são obrigadas a oferecerem o canal de atendimento através do SAC.
Outras, por outro lado, não são obrigadas a criarem esse canal. Entretanto, se você realmente se preocupa com o seu atendimento, talvez seja interessante oferecer um SAC.
A ouvidoria, em contrapartida, não deve ser o seu primeiro contato com a Ifood, já que é um canal de investigação de problemas. Inclusive, em muitos casos, é necessário apresentar o número de protocolo obtido no SAC.
Quando acionar uma ouvidoria
Assim, a resposta sobre quando acionar uma ouvidoria da Ifood já está bem clara.
A ouvidoria deve ser acionada depois de esgotadas todas as possibilidades de negociações e contatos com a empresa através dos canais mais tradicionais.
Portanto, considere acionar uma ouvidoria como sua última instância, como um canal específico para abrir uma ocorrência sobre o seu problema.
Deixe para buscar a ouvidoria quando o seu problema não for resolvido pelo serviço de atendimento ao cliente.
Como funciona uma ouvidoria
A ouvidoria, ao receber a sua queixa, irá receber cada uma das informações apresentadas pelo cliente.
O funcionário, então, irá verificar os atendimentos e verificar se existe alguma falha. Caso seja verificada a falha, a empresa ainda receberá um feedback com “medidas corretivas”, para evitar que esse tipo de coisa aconteça novamente.
Em geral, o atendimento da ouvidoria costuma funcionar muito bem! Eles fazer um trabalho bastante sério e os consumidores, normalmente, avaliam o atendimento como positivo e, sobretudo, satisfatório.
Como entrar em contato com a ouvidoria
Cada empresa possui um canal específico para a ouvidoria. A ouvidoria, em geral, pode ser instaurada a partir do telefone ou então do e-mail. No caso da IFOOD, já disponibilizmos acima todos os canais de contato.
Outras formas de atendimento Ifood
Lembre-se que a ouvidoria deve ser a última instância, justamente para abrir um chamado ou uma ocorrência e que é preciso, na maioria dos casos, apresentar um protocolo.
Caso você queira entrar na justiça com a sua reclamação, você precisa reunir a maior quantidade de informações para anexar ao processo.
Mas, antes disso, procure resolver da forma mais amigável possível. Por isso, aproveite ou outros canais de atendimento da empresa e tente resolver através deles.
Não resolveu? Entre em contato com o Reclame Aqui
Caso você ainda não tenha resolvido o seu problema, uma ótima forma de entrar em contato com a IFOOD e forçá-la a solucionar o problema sem, necessariamente, iniciar um processo, é o Reclame Aqui.
O Reclame Aqui é um dos melhores e mais eficientes canais de comunicação entre consumidores e empresas.
Lá, a taxa de resposta é, normalmente, alta, assim como a de resolução.
Agora que você já sabe o que é e para que serve uma ouvidoria, já pode definir se é o momento e o canal certo para entrar em contato com a empresa, ou inclusive entrar com uma reclamação no Procon.
Você, certamente, já ouviu falar no Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor, mais conhecido como Procon, acertei? Mas, afinal, você sabe o que é o Procon, pra que serve e como ele pode te ajudar?
Procon: O que é e como ele pode te ajudar?
O Procon é uma instituição voltada, justamente, para a proteção do consumidor. E isso é resultado de movimentações desde 1840, no primeiro Código Comercial.
Mas o Procon, como conhecemos hoje, é fruto de uma parceria com a Secretaria da Justiça, que dispõe de uma unidade do Procon em cada estado do país.
O primeiro Procon, entretanto, surge em 1976, na cidade de São Paulo. Inicialmente, o Procon foi chamado de Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor.
Com o Código de Defesa do Consumidor, em sua edição de 1990, as atividades dos Procons espalhados por todo o país apenas se fortaleceram.
O objetivo do Procon é fazer com que as empresas, grande ou pequenas, nacionais ou multinacionais, cumpram com as leis comerciais vigentes.
Dessa forma, atividades ilegais, enganosas ou fraudulentas podem ser fiscalizadas e corrigidas, garantindo, assim, um mercado justo para os consumidores.
Procon e o código de defesa do consumidor
Assim, o Procon baseia-se no Código de Defesa do Consumidor, que rege as relações comerciais de todo o país.
Nesse código, são discutidos aspectos importantíssimos para os consumidores, como:
- Prazo de entrega
- Produto não entregue
- Propaganda enganosa
- Informações sobre garantia
- Práticas abusivas
- Responsabilidade sobre o produto
- Direito de troca
- Entre outros direitos básicos do consumidor
Alguns estados, como Alagoas, por exemplo, disponibilizam uma cartilha explicativa com dada um dos pontos propostos no Código de Defesa do Consumidor. Para acessar essa cartilha, basta clicar neste link.
Assim, todas as análises e avaliações são pautadas nesse documento de proteção ao consumidor, independentemente de onde ele mora. Isso porque o CDC, como o Código de Defesa do Consumidor, é valido em todo o território nacional.
Pra que serve o Procon?
Agora que você já sabe o que é o Procon, você precisa entender pra que ele serve!
Entretanto, parece que as informações já acabaram ficando claras nos tópicos anteriores. Como o próprio nome do órgão já diz, a ideia do Procon é proteger os consumidores de práticas abusivas, inclusive da IFOOD.
Mas, para isso, é preciso que você entre em contato com o órgão, fazer a sua reclamação e apresentar a sua denúncia. Mas como isso funciona? É o que você entenderá no próximo tópico!
Como o Procon Funciona?
O que nem todo mundo sabe é que você pode procurar o Procon antes mesmo de adquirir um produto ou serviço! Isso mesmo! É possível entrar em contato com o Procon antes até de assinar um contrato.
O Procon, através do telefone, pode esclarecer algumas dúvidas dos consumidores e, assim, evitar uma dor de cabeça maior futuramente.
Caso você queira esclarecer alguma dúvida, você pode entrar em contato através do atendimento eletrônico do Procon, que está disponível no número 151.
Outra alternativa, se você preferir, é ir até um posto do Procon da sua cidade ou no que está mais próximo da sua residência.
Em São Paulo, por exemplo, existem Procons em diferentes bairros. Alguns deles, por exemplo, possuem atendimento agendado previamente, no mesmo dia.
Ou seja, você irá passar por uma triagem com um atendente, que irá avaliar o seu caso. Dependendo de como for, você receberá uma senha para retornar no horário estabelecido.
O que pode ser denunciado no Procon
Qualquer atividade abusiva ou ilegal pode ser registrada no Procon através de uma reclamação, denúncia ou manifestação.
Uma vez que seu direito foi ameaçado ou violado, você pode entrar em contato com o Procon.
Você pode ficar tranquilo que, nesses casos, os dados do consumidor são totalmente protegidos e não são divulgados para a empresa denunciada ou qualquer outra pessoa.
As principais denúncias no Procon são:
- Relacionadas a serviços de telefonia (fixa ou móvel)
- Cartões de crédito e nome negativado
- Problemas com empresas de TV a cabo
- Não entrega de produtos da data estabelecida
Como fazer denúncia no Procon
Agora que você já entendeu o que é o Procon, o próximo passo é entender como fazer denúncia no Procon.
A primeira etapa é ir verificar qual é a unidade do Procon da sua cidade e/ou estado.
Antes de ir até lá, entretanto, o ideal é reunir todos os documentos que você possui sobre a reclamação. Entre eles, você pode utilizar:
- Nota fiscal
- Recibo
- Conversas via e-mail ou prints
- Números de protocolo
- Contratos
- Fotos do produto caso tenha vindo com defeito ou quebrado.
Caso você entregue as conversas, o ideal é entregar isso impresso ao Procon. Portanto, providencie a impressão.
Outra coisa que você deve fazer antes de procurar o Procon é tentar resolver diretamente com o vendedor e/ou a loja fornecedora do produto através da ouvidoria e do atendimento ao cliente.
Em geral, as informações de contato ficam disponível na aba de contato do site ou então no final da página. Você pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
Caso a empresa não resolva de maneira amigável, então o próximo passo é entregar esses documentos no Procon e registrar a denúncia.
Não se esqueça de apresentar essa documentação com um documento de identificação como RG, Passaporte ou Carteira de Motorista e CPF.
Confira, no site do Procon SP, um detalhamento de cada etapa da reclamação.
Juizado de pequenas causas
Em algumas situações, outra opção é entrar com uma ação no juizado de pequenas causas com uma empresa e solicitar, inclusive, danos morais.
Para entrar com uma ação no juizado de pequenas causas não é preciso, necessariamente, de um advogado. Ou seja, você mesmo pode entrar com a ação!
O primeiro passo é reunir toda a documentação e ir até o Foro de sua cidade. Tudo o que acontecer em primeira instância é gratuito.
Por outro lado, se você precisar entrar com recurso, aí precisará pagar por isso e também será necessário um advogado.
A reparação possui um limite de até 40 salários-mínimos. Em geral, as ações demoram até 120 dias para serem apreciadas. Se a pessoa ganhar, o passo seguinte é a execução da sentença.
O objetivo do presente artigo é apenas informar sobre os procedimentos para entrar em contato com a Ifood. Não temos nenhum tipo de vínculo com a empresa e não incentivamos nenhuma ação. Todas as decisões tomadas com base neste artigo são de inteira responsabilidade do leitor.