O travazap é capaz de trazer problemas para os usuários do WhatsApp. Saiba o que é e como se proteger!
Recentemente, fãs da cantora Luísa Sonza derrubaram a conta do Instagram, vazaram e travaram o WhatsApp do ex-namorado da cantora, após uma revelação de traição da parte dele. Seguidores indignados recorreram à técnica conhecida como travazap, que envolve o envio incessante e repetitivo de mensagens em um grupo ou conversa específica no aplicativo.
Essa mensagens geralmente são enviadas por vários usuários ou um único usuário com a intenção de sobrecarregar a plataforma. Consequentemente, a vítima experimenta dificuldades no uso do app, já que ele começa a travar, congelar e se tornar inacessível devido à alta carga de mensagens de uma vez.
Você já conhecia esse problema no app? Saiba mais sobre ele e aprenda a se proteger agora!
Travazap
O principal objetivo do travazap é causar desconforto e frustração ao usuário von WhatsApp, perturbando a sua experiência de uso no aplicativo. As mensagens podem conter alguns textos com caracteres estranhos, links que afetam bugs do app e até mesmo cards de contatos.
A falha pode afetar tanto usuários Android, quanto iOS, e pode ser ainda mãos grave em celulares mais antigos, pois pode congelar todo o sistema. A Mata foi procurada, mas não se pronunciou sobre o problema.
Quando o usuário recebe essas mensagens, o aplicativo trava até que seja reiniciado. Porém, se o usuário tentar acessar novamente o chat em que a mensagem foi enviada, o bug volta a acontecer.
O bug afeta exclusivamente as conversas em que o link foi enviado. Com isso, se alguém causar o problema em um chat, os demais continuarão acessíveis após reiniciar o app.
Enviar esse tipo de mensagens é crime?
Mandar um travazap não é crime, mas a prática pode gerar problemas para o remetente. Aquele que envia a mensagem pode impactar a vida de pessoas e negócios, podendo a responder civilmente pelos danos causados ao destinatário.
Soluções
A única solução, por enquanto, é vincular a própria conta ao WhatsApp-Web ou Desktop para se blindar do bug. Assim, se você receber o travazap, pode entrar no chat com o problema por outra plataforma, apagar a mensagem usando a opção “Apagar pra mim” e voltar a acessar a conversa no celular.
Também é ideal manter o aplicativo sempre atualizado na última versão, já que é por meio dos updates que o mensageiro corrige bugs e falhas de segurança que podem ser aproveitados por usuários maliciosos.
Pela internet é fácil achar versões modificadas do WhatsApp que supostamente oferecem proteção contra essas práticas. No entanto, não é recomendável baixar versões que modificam o aplicativo, já que você pode ter a sua privacidade de conversas e da própria conta afetada, além de correr o risco de ser punido pelo próprio app.
Também existe a possibilidade de mudar a privacidade de grupos para que apenas contatos possam te adicionar a grupos, para evitar receber esse tipo de mensagens. Em alguns casos extremos, é preciso reinstalar o app, perdendo o histórico de conversas. Por isso, é importante manter um backup ativo do WhatsApp, para que você consiga recuperar o seu histórico de conversas ao reinstalar.
Esse problema já acontece há anos no app, com a plataforma sempre tentando elaborar correções para isso, já que o problema envolve uma falha grave de sistema e pode resultar em perdas irreparáveis.