Aplicativos estão utilizando a IA para melhorar a experiência dos usuários. Saiba como!
A tecnologia vai avançando e as formas de comunicação e relação também. Nos dias de hoje, muitos procuram um parceiro ou parceira para dividir a vida, ou apenas flertar, mas quando isso não dá certo “cara a cara”, existe uma solução ideal, inclusive para as pessoas mais tímidas: os aplicativos de relacionamento.
E com esse avanço da tecnologia, temos ouvido falar muito em inteligência artificial, que pode ajudar os humanos a realizarem diversas tarefas do dia a dia, de uma forma simples e prática, e isso não é diferente no campo do amor. Atualmente, a IA tem entrado nos aplicativos de namoro, seja como parceiro fictício, conselheiro, e muito mais, para ajudar os usuários.
Continue a leitura, saiba todos os detalhes sobre esse assunto e conheça os aplicativos.
Aplicativos de relacionamento e IA
Muitos aplicativos de relacionamento estão começando a integrar IA em seus produtos, buscando trazer mais facilidade para os usuários. Esse é o caso do Tinder, Hinge, que já existem há um tempo, e Blush, Aimm, Rizz e Teaser AI, que são novos e estão oferecendo abordagens completamente diferentes das que já conhecemos em relação à namoro virtual.
Alguns desses apps usam testes de personalidade e análise do tipo físico do usuário para treinar os sistemas alimentados por IA, prometendo maiores chances de encontrar um usuário que seja a combinação perfeita. Já outros usam a IA para obter respostas mais legais para perguntas de uma correspondência.
Suchen
Segundo dados de uma pesquisa da Pew Research de 2023, cerca de 50% dos adultos com menos de 30 anos usaram sites ou aplicativos de namoro. Desse número, quase metade relatou que a experiência foi negativa.
O que mais deixa as pessoas insatisfeitas com os aplicativos é o fato de as conversas serem vazias e pouca correspondência de outras pessoas. Os aplicativos que utilizam a IA acreditam que isso pode ser resolvido com a tecnologia, tornando as pessoas menos sozinhas e promovendo conexões mais profundas de uma maneira mais fácil.
Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança cibernética Kaspersky mostrou que 75% dos usuários de plataformas de namoro estão dispostos a usar o ChatGPT, para parecerem mais interessantes.
Como a IA está atuando
Se você não sabe como iniciar uma conversa em um app de namoro, você pode contar com o Rizz.app, Teaser AI ou com o YourMove.AI. Esses aplicativos permitem que o usuário faça uploads de palavras ou capturas de tela, com respostas espirituosas geradas pela inteligência artificial, podendo ser usadas para a criação do seu perfil, responder a outra pessoa ou manter uma conversa.
Os aplicativos Iris e Aimm usam a IA para saber a compatibilidade de um possível casal, usando dados coletados para ver a compatibilidade das duas pessoas. O Iris mostra rostos de pessoas e o usuário pode clicar em “Passar”, “Talvez” ou “Curtir”. As fotos são geradas por IA. Com isso, o app usa das informações para entender o tipo físico do usuário, oferecendo correspondências de acordo com o que foi coletado, diminuindo as chances de rejeição. O Aimm funciona da mesma maneira, encontrando as melhores combinações para o usuário, através da IA.
O Blush tem a configuração bastante parecida com um aplicativo de namoro habitual, onde os usuários podem deslizar, conversas e manter encontros. A maior parte do público do app é homens com idade média de 20 anos, que estão buscando se relacionar com outras pessoas. Ao entrar no aplicativo, os usuários recebem um aviso informando que a IA pode dizer coisas inapropriadas ou falsas.