As empresas MindSift e Cox Media Group (CMG), sediadas nos Estados Unidos, reconheceram publicamente que monitoram os usuários através dos microfones de seus celulares. O 404 Media trouxe essa revelação à tona em 14 de dezembro.
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Destaques
- MindSift e CMG assumem prática de monitoramento de usuários via microfone de dispositivos.
- Justificativa: compreensão do conteúdo para direcionar publicidade personalizada.
- CMG chama a prática de “Audição Ativa”, identificando consumidores a partir de conversas em tempo real.
Essas empresas alegam que realizam essa prática para “entender” o conteúdo das conversas e direcionar anúncios de maneira mais precisa. A CMG rotulou essa estratégia como “Audição Ativa”, uma técnica capaz de identificar consumidores “a partir de conversas casuais em tempo real”. Essa prática era conduzida por meio de microfones instalados em smartphones, TVs inteligentes e outros dispositivos.
A CMG chegou a declarar em seu site: “O que significaria para a sua empresa se você pudesse atingir clientes potenciais que estão discutindo ativamente a necessidade de seus serviços em suas conversas diárias? Não, não se trata de um episódio de Black Mirror — são os dados de voz, e a CMG tem os recursos para usá-los a seu favor”
No entanto, a empresa deletou a página após o contato com o 404 Media
“Black Mirror” é uma série de TV que, afinal, satiriza a relação entre sociedade e tecnologia. A referência da CMG, aliás, pode estar relacionada ao episódio “Joan é Péssima”, em que uma empresa de streaming reproduz situações da vida da personagem Joan.
A MindSift, enfim, também se pronunciou de forma semelhante. Dois dos três fundadores da empresa revelaram no podcast “Real Business Roundtable” que a tecnologia da companhia ouve conversas de usuários.
Entretanto, o vice-presidente da MindSift, Andy Galeshahi, comentou: “Eu vou dizer, tipo, ‘Ei, você já falou algo e viu um anúncio disso?’. Nós somos os caras. Somos nós. Distribuímos a tecnologia, que está conosco há um tempo, mas a tocha já foi passada”.
O site da MindSift, conforme, confirma que eles realizam essa escuta através da tecnologia de análise de dados de voz de milhões de dispositivos.
Entretanto, conforme o 404 Media, a MindSift revelou que “é possível saber exatamente quando alguém está em busca de algo no mercado para praticamente qualquer produto ou serviço em tempo real, o que dá à empresa de vendas uma vantagem significativa sobre a concorrência.
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Como proteger sua privacidade
Tanto o Google (responsável pelo Android) quanto a Apple (dona do iPhone) permitem que os usuários desativem o acesso do microfone para alguns aplicativos.
No sistema Android:
- Deslize de cima para baixo na tela duas vezes;
- Toque no bloco da câmera ou do microfone para desativar o acesso a eles;
- Caso os blocos não estejam lá, toque em Editar ou Adicionar na parte de baixo das Configurações Rápidas;
- Toque e arraste o bloco para adicioná-lo às Configurações rápidas.
No iPhone:
- Acesse Ajustes e clique em Privacidade e Segurança;
- Toque em um recurso de hardware, como Câmera, Bluetooth, Rede Local ou Microfone.
Ambos os sistemas indicam quando um aplicativo está utilizando a câmera ou o microfone. No Android, um ícone verde aparece no topo da tela. No iOS, o ícone verde significa que a câmera está em uso e o ícone laranja, o microfone.
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