Confira algumas dicas que vão te ajudar a diminuir o vício em celular. O vício pode trazer diversos problemas para o usuário.
Não é novidade para ninguém que o uso do celular tem se tornado cada vez mais comum no nosso dia a dia. O problema é quando o uso acaba ultrapassando a “normalidade” e acaba fazendo o usuário ficar viciado.
Esse vício no celular é uma questão cada vez mais recorrente, que pode, inclusive, gerar danos à saúde de quem sofre com esse mal. Embora ficar longe dos celulares seja um desafio para muitas pessoas, é possível diminuir o tempo de uso dos dispositivo com algumas dicas simples.
Entre essas dicas, estão bloquear as notificações de apps, usar aplicativos de gerenciamento de tempo no aparelho e ativar a função “hora de dormir”, que podem ajudar a passar menos horas em frente às telas. Se você quer saber como “desviciar” do celular, confira algumas dicas para reduzir o seu vício em telefone e confira alguns sinais de alerta para identificar a dependência.

Como usar menos o celular
Defina metas
Eestabeleça metas diárias ou semanais para limitar o tempo gasto no aparelho. Com isso, você pode decidir usar o celular apenas por um tempo definido de horas por dia, o que pode ajudar a diminuir o uso excessivo e die Sucht.
Desative notificações
Você pode limitar as distrações desativando notificações desnecessárias de aplicativos. Mantenha somente as notificações essenciais ativadas para evitar interrupções constantes.
Estabeleça horários
Defina horários específicos para usar o celular, como antes do trabalho ou após o horário do jantar. Fora desses horários, deixe o celular de lado e foque nas suas atividades. Deixá-lo no silencioso também pode evitar a tentação de pegá-lo.
Use apps de controle de tempo
Existem apps disponíveis que monitoram o tempo gasto no celular e fornecem relatórios em detalhes, Eles podem ajudar você a visualizar os padrões de uso e tomar medidas para reduzir.
Se envolva em atividades
Em vez de usar o celular, você pode se envolver em atividades como ler um livro, praticar exercícios, socializar, e mais.
Crie uma zona livre
Estabeleça áreas da sua casa onde usar o celular não é permitido, como quarto ou sala de jantar. Isso pode ajudar a reduzir o uso do aparelho e promover uma maior interação pessoal.
Pratique o desapego
Regularmente, faça pausas digitais ou dias sem usar o celular. Use o tempo para se desconectar completamente e se concentrar em outras atividades offline.
Utilize recursos de bem-estar
Muitos celulares possuem recursos de bem-estar digital, como relatórios de uso, lembretes de pausa e modo não perturbe. É ideal explorar essas configurações e utilizá-las ao seu favor.
Sinais de alerta
Procrastinação
O vício em celular impacta negativamente a rotina do usuário, principalmente em termos de produtividade e comprimento de prazos. É comum que uma simples checagem nas redes virem horas, atrapalhando a produtividade, fazendo com que a pessoa perca prazos.
Dormir e acordar com o celular
Por mais que essa pareça um hábito normal, o uso do celular antes de dormir é completamente prejudicial ao sono. Além de trazer uma série de estímulos ao cérebro, as telas emitem uma luz que inibe a produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono. Ao acordar, é recomendado esperar um tempo até pegar o telefone para conferir as notificações. O contato com mensagens e informações em excesso pode gerar uma sensação de cansaço e ansiedade nas primeiras horas do dia.
Desconforto ao passar um tempo longe
Se sentir desconfortável pela ausência do celular é um sinal de alerta. Muitas pessoas ficam ansiosas, agitadas e irritadas pela falta do celular, o que pode indicar um sinal de vício no aparelho.
Uso durante as refeições
Muitas pessoas não param de usar o celular nem mesmo na hora de comer. Porém, esse hábito pode aumentar em até 15% a ingestão de calorias, já que pessoas distraídas durante as refeições tendem a comer mais, mesmo que sem necessidade. O momento da alimentação precisa ser tranquilo, sem muitos estímulos. Por isso, é ideal ficar longe do aparelho nesses momentos.
Impressão de vibração
Se você já teve a impressão de ouvir ou sentir o celular vibrando, e ao checar, não tinha notificações, talvez você esteja passando muito tempo com o aparelho pro perto. Conhecido como vibração fantasma, o fenômeno não é tão alarmante, mas pode acontecer com pessoas em estado de alerta. Porém, é necessário prestar atenção à frequência em que isso acontece, e se ele aprece junto com outros sinais.